sábado, 7 de agosto de 2010

Golpe do celular segue regras de promoções de TV e telemarketing

Nice de Paula, O Globo Online

Celular com mensagem de falsa promoção

RIO - "Parabéns, você foi sorteado na promoção 25 anos do SBT e ganhou um Gol City O Km". A mensagem eletrônica que chega pelo celular é a senha de um golpe já conhecido, mas a curiosidade de ligar para o número indicado e saber como os fraudadores trabalham surpreende ao revelar atendentes mais preparados do que se poderia esperar.

Eles imitam o formato usado nas promoções de televisão, citam as empresas pelos nomes completos e slogans e usam até técnicas de telemarketing, embora também cometam algumas inevitáveis escorregadelas no português.Tudo para convencer as vítimas a entregarem alguns cartões telefônicos.

Depois de receber a mensagem no celular, a reportagem do GLOBO ONLINE, ligou para o número indicado, um celular com prefixo do Ceará. Clique abaixo e ouça a conversa


Do outro lado da linha, a ligação é atendida como numa grande empresa.

— Departamento de Premiação Central o SBT.

“ O golpista chega ao cúmulo de informar que "por motivos de segurança esta ligação está sendo gravada" ”


A repórter fala sobre a mensagem e tem o telefone checado. Numa primeira tentativa, fornece um número diferente daquele que recebeu a mensagem e é informada de que houve algum engano, porque a premiação não está registrada.

Numa outra ligação, fornecendo o telefone correto, é parabenizada pelo atendente, com um entusiasmo e um texto que até lembram as falas do próprio Silvio Santos.

— Meus parabéns, meus parabéns mesmo! Eu espero que essa premiação tenha chegado numa boa hora e que possa ajudar a senhora e a sua família da melhor forma possível, correto? Esses são os votos do Departamento de Premiações do SBT que vem, através dessa megapromoção, realizar os sonhos dos telespectadores.

E a conversa, que a repórter imaginara rápida e direta ao ponto de pedir - ou até mesmo exigir - os créditos para os cartões, se alonga por quase 10 minutos e dá volta por caminhos que seriam até engraçados, se não se tratasse de um golpe contra a boa fé das pessoas.

Reprodução da imagem recebida no celular

Seguindo à risca a cartilha do telemarketing, o golpista não esquece o indefectível gerundismo: "para que a senhora possa estar recebendo sua premiação só é necessário estar fazendo um cadastro sem informar nenhum tipo de documentação pessoal por motivo de segurança" e chega ao cúmulo de informar que "por motivos de segurança esta ligação está sendo gravada".

De fato estava mesmo e, embora ele certamente não soubesse disso, a afirmação ainda livrou a repórter de realizar uma gravação não autorizada.

Na seqüência da conversa, ele ainda pede que a premiada cite nomes de dois programas do SBT (exatamente como nos concursos das tevês). O passo seguinte, segue ele, seria comprar dois produtos da Nestlé que, a partir daí, doaria 200 cestas básicas para o Programa Fome Zero.

Finalmente, ele pede que sejam comprados ainda quatro cartões de celulares da TIM, também apontada como patrocinadora da promoção.

— Esses cartões vão habilitar os quatro celulares que a senhora ganhou junto com o carro. Esses celulares vão sair habilitados pela TIM GSM, a maior operadora GSM da América Latina — explica.

Pedidos finalmente os créditos, ele faz uma pergunta com entonação que, de novo, faz lembrar Silvio Santos: — A senhora vai adquirir os produtos? Sim ou não?

“ Se a pessoa está recebendo um prêmio, ela não tem que disponibilizar nenhum bem ou valor. Se houver um pedido de contrapartida, é preciso muita cautela e não fornecer nenhum dado pessoal ”


Ante a resposta positiva, ele dá um prazo de 45 minutos para que a "sorteada adquira os produtos" e volte a ligar para fornecer os códigos de barra. E ressalta que, em vez de alô, é preciso dizer a frase, "SBT, realiza meu sonho", na verdade uma senha para quem atender ficar sabendo que a vítima já passou pela primeira fase do golpe. Apesar da curiosidade de acompanhar a conclusão do golpe, O GLOBO ONLINE optou por não fazer a segunda ligação, porque isso implicaria fornecer os créditos de celular aos criminosos.

Trata-se de estelionato, diz delegado

O delegado Fernando Vilapouca, titular de Delegacia de Defraudações do Rio, responsável por esse tipo de crime, orienta os consumidores a não se deixarem levar por qualquer tipo de promoção ou oferta que peçam como contrapartida a realização de depósitos, compras de produtos ou recarga para cartão telefônico.

Segundo ele, trata-se de um golpe de estelionato, em que a pessoa é "ludibriada e convencida a entregar um bem, sem ser obrigada a isso". Tais mensagens, diz ele, têm as origens mais diversas, podendo em alguns casos partir de celulares de presídios, embora essa não seja necessariamente a origem das chamadas.

— O mais elementar é que se a pessoa está recebendo um prêmio, ela não tem que disponibilizar nenhum bem ou valor. Se houver um pedido de contrapartida, é preciso muita cautela e não fornecer nenhum dado pessoal. É preciso desconfiar, também, ao ser sorteado numa promoção em que não se inscreveu e não se preencheu nenhum cupom. No caso de dúvida, elas devem entrar em contato com o 0800 das empresas que supostamente estejam promovendo o concurso para saber se a promoção existe ou não — diz o delegado.

Empresas também são vítimas

As três empresas que tiveram seus nomes usados no golpe foram enfáticas em afirmar que não têm qualquer responsabilidade pela armação, da qual também são vítimas, e orientam os consumidores a não responderem a esse tipo de promoção.

"O SBT não entra em contato com os ganhadores através de mensagem de texto e jamais pede que seja feito qualquer depósito em dinheiro ou exige a compra de algum produto em troca. Jamais forneça seus dados pessoais ou desembolse qualquer quantia em dinheiro. Fique atento, pois é fraude!" diz o SBT em comunicado que também é exposto no site da emissora.

"Nenhum representante, em nome da TIM, está autorizado a telefonar a cobrar para seus clientes e/ou solicitar ao público externo, códigos de segurança de cartões ou de cupons de recarga vendidos nos pontos comerciais. As campanhas promocionais da TIM são divulgadas em mídia transparente e de fácil constatação", informa a TIM. Leia a íntegra do comunicado da empresa .

A Nestlé também esclareceu sobre uso indevido de sua marca em falsa promoção que tem chegado aos consumidores por meio de contatos telefônicos ou mensagens de textos em seus celulares.

"Pelo respeito que a Nestlé tem por todos seus consumidores, esclarecemos que tal promoção não existe, não tendo sido autorizado o uso do nome de nossa empresa ou marca para esse tipo de finalidade", diz nota da empresa.

Colaborou Claudio de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...