terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Aldeia italiana que depende de um espelho

Viganella, a vila italiana  que trouxe o Sol para o vale.

viganella

Viganella  é uma pequena vila na Itália localizada no fundo  de um vale profundo a cerca de 130 km ao norte de  Milão. A aldeia está localizada no lado errado de uma  montanha íngreme: o vale é tão profundo que as  montanhas circundantes lançam uma sombra sobre  toda a aldeia bloqueando completamente o sol  durante três longos meses durante o inverno. Em 11  de novembro o sol desaparece e não reaparece até 2  de Fevereiro. "É como a Sibéria.”

Durante  séculos, os moradores aceitaram o seu destino, até  recentemente, quando um engenheiro e arquiteto local veio com uma ideia brilhante: usar um  espelho para refletir a luz solar para a  vila. 

viganella (1)

Em  2005, com o apoio da Pierfranco Midali, o prefeito  de Viganella, 100.000 euros foram levantados  e  a construção do espelho começou. Em  novembro de 2006, o espelho de 40 metros  quadrados, com peso de 1,1 toneladas, foi  instalado na encosta oposta da montanha, a uma  altitude de 1.100 metros. É claro, o espelho é  muito pequeno para iluminar toda a vila e foi  direcionado para a praça principal de  Viganella, em frente da igreja. O espelho é  operado por um computador que segue o caminho do sol  durante todo o dia, refletindo a luz solar para a  praça da aldeia a meia milha de distância e  iluminando uma área de 300 metros quadrados por  pelo menos seis horas por dia.  

viganella (2)

Depois  que o espelho foi instalado, uma mudança  positiva aconteceu sobre o humor e  comportamento dos habitantes. Pierfranco Midali, o  prefeito, dá um exemplo relacionado com a missa de  domingo: no inverno, as pessoas costumavam ir para  casa logo após o final da mesma. Mas quando, graças ao espelho, o sol  brilhou sobre a igreja e praça da aldeia, as  pessoas passaram a ficar lá fora  para conversar umas com as outras.

Viganella   tem chamado a atenção de milhões de pessoas em  todo o mundo desde que o espelho foi  instalado há seis anos. viganella (3) viganella (4) viganella (5)viganella (6)

http://www.getnidokidos.com/

 

http://padilhaverde.blogspot.com.br/2015/02/aldeia-italiana-que-depende-de-um.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...