quarta-feira, 25 de maio de 2011

Especialistas defendem editais bem definidos na concessão do Parque Vila Velha

A adoção de parcerias com a iniciativa privada no Parque Estadual Vila Velha, na região dos Campos Gerais, faz parte do Plano de Desenvolvimento Turístico e Uso Público em Unidades de Conservação do Estado. A Secretaria de Turismo do Governo do Paraná salienta que não se trata de privatização, mas de terceirização de atrações.  Segundo a Secretaria, atualmente o Parque se constitui mais em unidade de conservação e apreciação do que em atrativo turístico.

 

A concessão se estenderá à exploração do turismo de aventura e ecoturismo (rapel, rafting, arvorismo etc) como também a serviços de transporte interno e refeições. Em troca, a empresa responsável terá retorno financeiro e logístico para preservação do espaço. Com a iniciativa, espera-se aumentar o número de visitantes do Parque, que chega a 70 mil turistas por ano.

 

O presidente do Partido Verde em Ponta Grossa, Lauro Padilha, discorda da ideia. Segundo ele, o Parque deve continuar  contemplativo. “A oferta de atividades esportivas pode ser levada para outras áreas fora do Parque, mas incluídas em pacotes turísticos onde depois da visitação os turistas possam praticar”, propõe o Padilha.

 

Segundo a turismóloga e chefe do Departamento de Turismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Jasmine Moreira, o processo deve ser claro. “Os editais devem ser bem definidos, com todas as responsabilidades das empresas expostas. Assim, os turistas podem cobrar mais qualidade”, relata. A especialista acredita que novas opções aumentarão o tempo de permanência dos turistas no local.

 

“Condições que interessem ao usuário devem estar bem explícitas no edital. A fiscalização deverá ocorrer, pois os responsáveis devem zelar pelo patrimônio”, destaca o economista Emerson Hilgemberg. Segundo ele, o Parque não será vendido e, sim, a concessão dos direitos de exploração de alguns serviços.

 

O plano se baseia no modelo implantado pelo Governo Federal no Parque Nacional do Iguaçu, localizado em Foz do Iguaçu, no Paraná, em 1999.  Na época, a empresa Cataratas S/A assumiu a exploração de seis áreas de visitação e do sistema de transporte interno.

 

No entanto, o geólogo e professor doutor do Departamento de Geociências da UEPG, Mário Sérgio de Mello, ressalta diferenças entre o Parque Iguaçu e o Parque Vila Velha. “Deve-se considerar que pessoas do mundo inteiro vêm a Foz do Iguaçu só para ver as cataratas. É um apelo muito forte. Vila Velha, ao contrário, precisaria ser associada a um conjunto de atrativos locais, que potencializassem o interesse do visitante”, afirmou.

 

Sobre o risco de prejuízo para o patrimônio natural, o geólogo e professor do Departamento de Geociências da UEPG, Gilson Burigo, afirma que tudo depende de quais atividades serão permitidas no Parque. “Em casos específicos, consultas a especialistas devem ocorrer para avaliar ‘o quê’, ‘onde’, ‘de que jeito’, ‘com que frequência’, pode (ou não) determinada atividade ser realizada”, comentou o geólogo. “A realização de rapel em basaltos (Parque Iguaçu) não tem o mesmo impacto do que ocorreria em arenitos com um relevo ruiniforme (Parque Vila Velha). Seria necessário avaliar criticamente a permissão da prática”, exemplificou.

 

O início das ações no Parque Estadual Vila Velha tem previsão para o fim deste ano. O processo inclui também os Parques do Monge, na Lapa, e Guartelá, em Tibagi, além da Ilha do Mel, no litoral. Outras 24 áreas de conservação também poderão fazer parte do projeto futuramente.

Fonte: TAMIRIS BUSATO

http://www.portalcomunitario.jor.br/index.php?option=com_content&view=article&id=540:especialistas-defendem-editais-bem-definidos-na-concessao-do-parque-vila-velha&catid=143:noticias-da-camara&Itemid=605

 

Maioria dos vereadores mostra-se favorável à concessão do Parque Vila Velha para iniciativa privada

camaratamiris1-25-05-2011

A concessão de serviços e atrações à iniciativa privada no Parque Estadual Vila Velha, na região dos Campos Gerais, vem de uma ação do Governo do estado. Transporte interno, alimentação, práticas de aventura, ecoturismo e esportes radicais fazem parte dos serviços que poderão ser explorados por empresas privadas. Consulta aos vereadores de Ponta Grossa mostra que a maioria possui opinião favorável à concessão. Dos 12 parlamentares encontrados pela reportagem do Portal Comunitário, 10 defenderam a proposta e dois disseram ser contrários.

Para o vereador George Luiz de Oliveira (PMN), a fiscalização municipal determinará o sucesso do projeto. “Devemos ficar atentos aos moldes em que o processo licitatório será feito, para melhor contemplar o município”, afirmou. Segundo George, os serviços do Parque irão melhorar com o empreendimento e surgirão novas opções de lazer.

Segundo o vice-presidente da Câmara, Júlio Kuller (PPS), a ação aprimora a estrutura do ponto turístico. “O poder público não mostrou condições para divulgar o turismo na região. Se os investimentos da iniciativa forem usados de forma correta, a estrutura, manutenção e o volume de visitantes aumentarão”, disse.

Já a vereadora Ana Maria de Holleben (PT) disse ser “terminantemente contra” a proposta. Para ela, o local deve ser administrado pelo Estado, pois pertence à cidade. “Não sou a favor de empresas particulares ganharem dinheiro em cima de uma riqueza milenar dos Campos Gerais. Municípios menores administram seus pontos turísticos. Por que Ponta Grossa não conseguiria?”, destacou.

O vereador Pascoal Adura (PMDB) também disse discordar da concessão. “O Parque Estadual Vila Velha pertence à Ponta Grossa. Deveria ser concedido ao município”, declara. No entanto, o vereador ressaltou a necessidade de melhorias no local: “O Parque deve ser mais bem cuidado pela sua importância. O município deveria investir em revitalizações e mais recursos”.

O único que destacou o possível aumento nos custos para os visitantes foi o Vereador Alisson Zampieri (PPS). “Acredito que os investimentos vão beneficiar o Parque e o município. O preço para entrar no espaço, provavelmente, vai aumentar. Mas, acho que o número de visitantes também subirá”, comentou. Atualmente, a entrada custa R$ 18, 00 por pessoa.

Fonte: TAMIRIS BUSATO

 http://www.portalcomunitario.jor.br/index.php?option=com_content&view=article&id=539:maioria-dos-vereadores-mostra-se-favoravel-a-concessao-do-parque-vila-velha-para-iniciativa-privada&catid=143:noticias-da-camara&Itemid=605

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...