sábado, 11 de setembro de 2010

10 Dicas de Linguística para se Comunicar Melhor

4170707182_927a17ce82_o A linguagem dirige nossos pensamentos para direções específicas e, de alguma maneira, ela nos ajuda a criar a nossa realidade, potencializando ou limitando nossas possibilidades. A habilidade de usar a linguagem com precisão é essencial para nos comunicarmos melhor. Cuidado com as palavras. Elas são poderosas: sugerem, pressupõe e insinuam significados.
A seguir estão algumas palavras e expressões a que devemos estar atentos quando falamos porque elas podem nos atrapalhar:
1. Cuidado com a palavra NÃO
A frase que contém "não", para ser compreendida, traz à mente o que está junto com ela. O "não" existe apenas na linguagem e não na experiência. Por exemplo, pense em "não" (provavelmente, nada virá à sua mente). Agora "não pense na cor vermelha", aposto que você pensou na cor vermelha. Procure sempre falar no positivo, o que você quer e não o que você não quer.
2. Cuidado com a palavra MAS
Essa palavra nega tudo o que você falou antes dela. Por exemplo: "Você é bonita, inteligente, mas...". Uma pequena palavra pode mudar completamente o sentido da frase. Substitua MAS por E quando indicado.
3. Cuidado com a palavra TENTAR
Ela pressupõe uma possibilidade de falha. Por exemplo, "vou tentar encontrar com você amanhã às 8h". Há uma grande chance de não ir, pois, vou "tentar". Evite tentar, FAÇA!
4. Cuidado com as palavras DEVO, TENHO QUE ou PRECISO
Ela pressupõe que algo externo controla sua vida. Em vez delas use QUERO, DECIDO e VOU.
5. Cuidado com NÃO POSSO ou NÃO CONSIGO
Elas dão a idéia de incapacidade pessoal. Use NÃO QUERO, DECIDO NÃO ou NÃO PODIA, NÃO CONSEGUIA que pressupõe que vai poder ou conseguir.
6. Fale dos problemas ou descrições negativas de si mesmo, utilizando o tempo do verbo no passado. Isto libera o presente. Por exemplo: "eu tinha dificuldade de fazer isso" é bem mais animador do que "eu tenho dificuldade de fazer isso". Não é mesmo? Deixe seus problemas no passado.
7. Fale de mudanças desejadas para o futuro utilizando o tempo do verbo no presente. Por exemplo, em vez de dizer "vou conseguir", diga "estou conseguindo".
8. Substitua SE por QUANDO. Por exemplo, em vez de falar "se eu conseguir ganhar dinheiro, eu vou viajar", fale: "quando eu conseguir ganhar dinheiro vou viajar". "Quando" pressupõe que você está decidido.
9. Substitua ESPERO por SEI. Por exemplo, em vez de falar "eu espero aprender isso", fale: "eu sei que vou aprender isso". "Esperar" suscita dúvidas e enfraquece a linguagem.
10. Substitua o CONDICIONAL pelo PRESENTE. Por exemplo, em vez de dizer "eu gostaria de agradecer a presença de vocês", diga "eu agradeço a presença de vocês". O verbo no presente fica mais concreto e mais forte.

Retirado do Blog Muito Legal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...