As clássicas maravilhas da natureza são gigantes e difícies de não ver - grandes canions, montanhas gigantes e coisas do gênero. Muitos dos mais fantásticos fenônmenos naturais, no entanto, também são menos fáceis de encontrar. Alguns são incrivelmente raros outros estão em lugares difíceis de chegar. De rochas que se movem e nuvens mamutes a marés vermelhas e arco-íris de fogo, aqui estão sete dos mais espetaculares fenômenos do mundo natural.
Rochas Navegantes
As misteriosas pedras que se movem no Deserto de Death Valley são um dos centros da controvérsia científica por décadas. Rochas que pesam centenas de kilos são conhecidas por se mover a centenas de metros em um determinado período. alguns cientistas disseram que uma combinação de ventos fortes e uma superfície congelada moveram esses elementos. No entanto, essa teoria não explica como a evidência que diferentes rochas que estavam lado-a-lado se moveram e velocidades e em direções diferentes. E mais, cálculos físico não fudamentam essa teoria sendo que seriam necessários ventos com milhares de kilometros por hora para movê-las.
Veja também:
O verdadeiro tamanho da Terra
15 tatuagens para se arrepender para o resto da vida
12 incríveis esculturas feitas com goma de mascar
Basalto Colunar
Quado um fluxo de lava espessa esfria ela se contrai verticalmente mas permanece perpendicular para a direção do fluxo com uma regularidade geométrica notável - na maioria dos casos formando um grid hexagonal que parece mais ser feita por humanos. Um dos exemplos mais famosso é o Giant Causeway na costa da irlanda (mostrado acima) mas o maior e mais reconhecido seria o Devil Tower em Wyoming. Basalto também se forma de formas diferentes e fascinantes quando a lava das erupções são expostas ao ar e água.
Buracos Azuis
Buracos azuis são gigantes e súbitas quedas na elevação do fundo do mar e tem seu nome por formar um escuro e incrível tom azul e podem ser vistos pelo alto e sua relação com as águas que o envolvem. Eles podem ter centenas de pés de profundidade e mesmo que mergulhadores possam explorá-los, a maioria tem pouco oxigênio que suporta vida marinha, uma causa da baixa circulação de água. Alguns buracos azuis, no entanto, contem fósseis antigos que foram preservados em suas profundezas.
Marés Vermelhas
Marés vermelhas também são conhecidas como proliferação de algas - um súbito e massivo fluxo de algas de uma célula podem converter a água de áreas inteiras e até um oceano ou praia em um tom vermelho de sangue. Enquanto alguns desses são inofensivos, outros podem trazer toxinas mortais que posem trazer a morte para peixes, passáros e mamíferos marinos. Em alguns casos, até humanos foram prejudicados pelas marés vermelhos, alguns casos foram fatais. Mesmo que fatais, o fitoplancton das marés vermelhas não são prejudiciais em pequenos números.
Círculos de Gelo
Mesmo que esses aparentemente círculos de gelo perfeitos são merecedores de teorias da conspiração, cientistas em geral aceitam que eles foram formados por redemoinhos que giraram em volta de um pedaço de gelo em movimento circular. Como resultado dessa rotação, outros pedaços de gelos em seus extremos formaram um círculo ideal.
Nuvens Mamutes
Com sua aparência sinistra, núvens mamutes são um chamado de uma tempestade se formando. tipicalmente composta de gelo, elas podem se extender por kilometros em formações individuais e permanecem "estáticas" por dez a quinze minutos.
Arco-Íris de Fogo
Um arco circihorizontal e uma confluência rara no tempo e lugar correto. Cristais dentro das nuvens refratam a luz em diversas ondas visíveis do spectro. Devida a raridade em que esses eventos acontecem em conjunto um com o outro, existem poucas fotos notáveis sobre esse fenômeno.
Leia mais: http://muitolegalblog.blogspot.com/2009/10/7-incriveis-fenomenos-naturais.html#ixzz0Z0YRE6M0
Nenhum comentário:
Postar um comentário