sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Você esquece 80% do que aprende todo o dia

Existem pessoas que passam horas a fio todo dia aprendendo e alimentado sua mente com um montante imensurável de conhecimento. É realmente incrível ver como tantas pessoas tem interesse em se aperfeiçoar e atingir um novo nível. No entanto, mesmo que a intenção seja construtiva, existe um efeito negativo escondido em estudar e aprender novas informações.
Você já foi para um seminário de algum gênero, pode ser aqueles poderosos e excitantes eventos motivacionais ou mesmo algo mais técnico sobre seu trabalho? A intenção desses seminários na verdade é vendê-lo algo que você possa precisar ou talvez não precise. Mesmo com essa intenção oculta dos palestrantes, sua intenção é aprender nova informação, adquirir conhecimento e até mesmo refrescar sua memória. Mas as chances que em uma ou duas semanas após o fim do seminário é que esqueça quase 80% do que aprendeu.
80%
Na média, cerca de 80% de tudo o que você aprende em um dia é esquecido. O que é mais interessante é que quando alguma informação nova aparece, algumas vezes outra informação desaparece. Agora a questão é o que fazer para reter mais informação.
Isso me lembra de uma história de um amigo próximo. Ele tinha um imenso conhecimento sobre vendas. Ele foi uma pessoa que sempre se interessou em aprender e se desenvolver. Agora me parece que esse rapaz tem uma vontade enorme para o sucesso, e tem, mas por incrível que pareça ele está dificultando seu caminho para o sucesso indiretamente. Ele gasta horas do dia aprendendo algo novo e no próximo dia faz a mesma coisa. O que eu percebi é que ele continua aprendendo novas estratégias, técnicas, conceitos, etc..., mas não realiza nenhuma ação. Ao não tomar ação quero dizer que ele não aplica o que aprendeu.
E eu era assim também, não aplicava o que aprendia. Todo meu conhecimento ficava na minha cabeça. Recentemente, comecei a aplicar o que aprendi em diferentes cenários e situações que me deparava. E os resultados eram brilhantes! A maioria das pessoas se sentia confortável ao falar comigo. Isso tudo porque eu simplesmente parei de gastar meu tempo aprendendo coisas novas e comecei a aplicá-las com o que eu já sabia em alguns casos que tinha estudado.
O conselho que dei ao meu amigo é que ele precisava parar de gastar todo seu tempo aprendendo novas coisas e começar a toma ação das coisas que já sabia. Eu acredito em uma filosofia muito simples: comece a aplicar alguma habilidade repetidamente que ela começa a se tornar natural. Ele concordou comigo e decidiu seguir meu conselho e agora não poderia estar mais contente com os resultados.
Nós aprendemos
10% do que aprendemos
20% do que ouvimos
30% do que vemos
50% do que vemos e ouvimos
70% do que discutimos com outros
80% do que experenciamos pessoalmente
95% do que ensinamos à outras pessoas
Para entender melhor esse conceito, gostaria de explicar a pesquisa feita por William Glasser´s Institute sobre como aprendemos.
Nós aprendemos 10% do que lemos
Isso é extremamente desmotivador. Mas fará mais sentido após você ler as explicações dos outros números abaixo.
Nós aprendemos 20% do que ouvimos e 30% do que vemos
Achei isso interessante e tenho algumas considerações sabendo que algumas pessoas são mais visuais (aprendem visualmente) e outras auditivas (aprendem pela audição).
Nós aprendemos 50% do que vemos e ouvimos
Verdade. 20% + 30% = 50%
Nós aprendemos 70% do que discutimos com outros
Parece verdade sabendo que ao se comunicar com outros trocamos pensamentos, opiniões, crenças e conceitos. Também absorvemos o ponto de vista de outra pessoa. Discutir algo com outros é obviamente mais memorável.
Nós aprendemos 80% do que experenciamos pessoalmente
Nós quase sempre associamos algo que estamos aprendendo de alguma pessoa, lugar, coisa ou evento passado. Se o que você está aprendendo desperta uma memória familiar, claro que irá marcar mais em sua cabeça.
Nós aprendemos 95% do que ensinamos outras pessoas
Posso dizer pessoalmente que me tornei um melhor comunicador depois que comecei a ensinar pessoas o que eu sabia. Não somente é mais fácil aprender, mas é muito gratificante saber que você é capaz de ensinar algo a alguém. Esse sentimento sozinho me permite continuar o que estou fazendo. Tenho certeza que você concorda que quando você ensina algo a alguém, seu cérebro entra em um estado diferente. Esse estado nos permite reter informação muito mais rápido.
E por mais que você aprenda apenas 10% do que leu, parece que ler é uma perda de tempo, porém existe o fato que você pode pegar esses 10% e criar mágica aplicando os conhecimentos contidos nele. Deixe seus comentários sobre qual a sua melhor maneira de aprender algo ou se alguma das afirmações acima se aplica a você.

Retirado do Blog Muito Legal

 http://muitolegalblog.blogspot.com/2009/10/voce-esquece-80-do-que-aprende-todo-o.html#ixzz0Z1Z9EjFK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...