quarta-feira, 28 de julho de 2010

Muito Além do Cidadão Kane

Brazil: Beyond Citizen Kane, ou Brasil: Muito Além do Cidadão Kane (em português), é um documentário britânico de Simon Hartog produzido em 1993.

O filme, que conta a história da Rede Globo de Televisão, foi proibido no Brasil desde sua estréia em 1993 graças a uma ação judicial movida por Roberto Marinho.  Atualmente existem poucas cópias em circulação no Brasil.  Graças a popularização da internet o documentário pode ser baixado no site do Centro de Mídia Independente, visto no site Vídeos Google ou ainda dividido em partes no Youtube Foi produzido pela tv inglesa Channel Four.  O documentário conta com a participação de alguns artistas, políticos, e especialistas como Luiz Inácio Lula da Silva, Chico Buarque, Leonel Brizola, Washington Olivetto, Armando Falcão, Antônio Carlos Magalhães, Walter Clark, Armando Nogueira, Gabriel Priolli e Maria Rita Kehl. Foi lançado em 1993.

O documentário jamais esteve no circuito de cinemas brasileiros e a exibição que ocorreria no Museu de Arte Moderna - MAM, do Rio de Janeiro, foi proibida pelo, na época, presidente da República, Itamar Franco.

O título original é Beyond Citizen Kane.  Ele teve origem no personagem de Orson Welles, Cidadão Kane ou Charles Foster Kane , criado em 1941, como protótipo do magnata dono de um império de comunicação.  O personagem Cidadão Kane foi criado por Welles para o filme sobre William Randolph Hearst, magnata da comunicação nos EUA.  Simon Hartog, ao focar Roberto Marinho como magnata, faz um paralelo no seu documentario com o filme de Welles onde o focado é o magnata Hearst.

O documentário é dividido em 4 partes:

Na primeira parte ele mostra a relação entre a Rede Globo de Televisão e o regime da ditadura militar, no qual se vê fatos sociais que ocorram no país em decorrência do regime ditatorial.

Na segunda parte apresenta o acordo firmado entre a Rede Globo e o Grupo Time-life (empresa norte americana de mídia).

Na terceira parte evidencia-se o poder do proprietário da Rede Globo, Roberto Marinho.  Por outro lado, mostra também, o 'apoio' da Rede Globo à redemocratização do país, na figura do candidato à presidência da República Tancredo Neves.

Na quarta parte, tida como a mais importante e reveladora do filme, mostra-se às claras os envolvimentos ilegais e mecanismos manipulativos utilizados pelas Organizações Globo em suas obscuras parcerias para com o poder em Brasília (incluindo fraudes em eleições, assassinatos encomendados por seus maiores figurões e outros).

O site Google Video mostra que o vídeo do documentário teve 430.655 visualizações.  Esse número é muito superior, por exemplo, à quantidade de expectadores da grande maioria dos filmes brasileiros lançados nos nossos cinemas na década de 2000.  Isso indica, que, a longo prazo, o objetivo de seus censores acabou sendo frustrado.

Parte 1 http://www.youtube.com/v/d2ti0uzRviQ&rel=0

Parte 2 http://www.youtube.com/v/iEtMK858bJs&rel=0

Parte 3 http://www.youtube.com/v/mRWSLH0-OV0&rel=0

Parte 4 http://www.youtube.com/v/TnulE7ftQME&rel=0

Parte 5 http://www.youtube.com/v/drVoUkAd1Is&rel=0

Parte 6 http://www.youtube.com/v/2r57ecd6Z3Y&rel=0

Parte 7 http://www.youtube.com/v/IcNsmb0utkU&rel=0

Parte 8 http://www.youtube.com/v/dukMituy2ac&rel=0

Parte 9 http://www.youtube.com/v/gTHiUIwZx5c&rel=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...