quinta-feira, 15 de julho de 2010

Uma gota de água

Designer holandês cria obra de arte para aproveitar água da chuva.

A água armazenada no reservatório pode ser usada para rega de plantas e lavagem de pisos

Aproveitar a água da chuva é uma das formas de contribuir para a conservação dos recursos hídricos do planeta. Ela pode ser usada em aplicações que não exigem água potável, como limpeza de pisos, rega de jardins e descarga de vasos sanitários. Mas, em locais com escassez hídrica, como o Nordeste brasileiro, a água que cai do céu também é usada para fins mais nobres como higiene pessoal e cozinhar.

Na Holanda, o designer Bas Van Der Veer, de 25 anos, criou um sistema de armazenamento de água de chuva com visual moderno e arrojado. Trata-se de um reservatório fabricado com plástico biodegradável na forma de uma grande gota cinza com um regador verde embutido.

Clique aqui  e confira numa sequência de fotos como foi o processo de criação e fabricação do reservatório.

O equipamento foi projetado para ser conectado ao sistema de calhas da casa e, assim, coletar a água da chuva. Uma torneira instalada no fundo permite que se encha o regador quantas vezes for necessário. A vantagem do sistema, batizado de “Uma gota de água”, é que ele é compacto e não precisa de muito espaço para ser instalado.

A criação foi apresentada ao público em maio do ano passado durante uma mostra na Academia de Design de Eindhoven. “Minha paixão como designer é traduzir meus sonhos e desejos em produtos reais úteis para mim e os outros”, afirma o jovem designer. “Quero oferecer produtos com um conceito novo e claro sobre o patrimônio cultural, os princípios naturais e os problemas ambientais.”


Fonte: Da redação da Revista Cyan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...